O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu retirar seu país da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) pela segunda vez por sua decisão de admitir a Palestina como Estado-Membro. A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly, anunciou a decisão em um comunicado na terça-feira (22).
Kelly disse que o motivo era o apoio da UNESCO a iniciativas consideradas inconsistentes com os interesses dos EUA. “O presidente Trump decidiu retirar os Estados Unidos da UNESCO, que apoia causas culturais e sociais divisivas e conscientes, totalmente fora de sintonia com as políticas de senso comum que os americanos votaram em novembro”, disse Kelly.
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, lamentou profundamente a decisão de Trump de se retirar da organização, mas acrescentou que isso era esperado e que a UNESCO se preparou para isso. Os EUA se retiraram da UNESCO durante o primeiro mandato de Trump, mas retornaram durante o mandato do ex-presidente Joe Biden.