Aviões espiões britânicos que sobrevoam Gaza estão coletando informações e as repassando diretamente aos militares israelenses, confirmou o governo do Reino Unido pela primeira vez. Altos funcionários do Reino Unido admitiram que a inteligência é compartilhada em tempo real enquanto aeronaves da RAF estão nos céus de Gaza.
A confirmação ocorre após uma missão de vigilância de meses de duração no território palestino sitiado. Aviões de vigilância britânicos, incluindo o Shadow R1 da RAF, realizaram centenas de missões sobre Gaza desde o início do genocídio. Esses voos decolaram da Base Aérea de Akrotiri, no Chipre.
O Shadow R1 é equipado com sensores ópticos e eletrônicos avançados. Ele pode escanear ruas, prédios e comboios e dar zoom em alvos específicos. Dados de rastreamento de voo mostram que essas missões continuaram pelo menos até julho de 2025.
O Ministério da Defesa britânico confirmou que os voos de vigilância sobre Gaza “ainda estão em andamento”. No entanto, as autoridades se recusaram a revelar quais aeronaves estão envolvidas. Uma fonte da RAF disse que os aviões Shadow R1 retornaram ao Reino Unido, mas os substitutos permanecem sem identificação.