O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, afirmou que a terceira reunião da Plataforma de Cooperação Regional do Cáucaso do Sul, realizada na sexta-feira (18), se baseia na “propriedade regional”, ressaltando que os países da região são os mais adequados para resolver os problemas que enfrentam. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, também participou do encontro, que aconteceu em Istambul.
O objetivo da reunião é avaliar medidas que possam ser tomadas para promover a estabilidade e aumentar a prosperidade na região, incluindo projetos concretos de cooperação para fortalecer a conectividade regional.
“Nossa perspectiva sobre o Cáucaso do Sul é baseada em um senso de propriedade regional. Acreditamos que os estados da região conhecem melhor os problemas regionais e são capazes de resolvê-los”, declarou Fidan em seu discurso de abertura da reunião, que contou com a participação de ministros das Relações Exteriores da Rússia, Irã, Azerbaijão e Armênia.
A plataforma do Cáucaso do Sul serve como uma base consultiva com o objetivo de estabelecer uma paz duradoura na região e avaliar oportunidades de cooperação entre os países.