O chefe do Judiciário iraniano, Gholam-Hossein Mohseni Eje’i, afirmou que o Irã buscará responsabilizar os Estados Unidos e ‘Israel’ nos tribunais internacionais pelos crimes cometidos durante a guerra de 40 dias contra o país. Segundo ele, os ataques atingiram civis e infraestruturas como hospitais, escolas, universidades e áreas residenciais.
Eje’i declarou que as ações dos dois países violaram a Convenção de Genebra, seus protocolos adicionais e normas internacionais aplicáveis aos conflitos armados. O magistrado defendeu uma atuação coordenada das instituições iranianas para levar o caso aos fóruns jurídicos e de direitos humanos internacionais.
O chefe do Judiciário destacou que Teerã exigirá reparações, indenizações e a punição dos responsáveis. “Não deixaremos esses agressores impunes”, afirmou, reiterando que o Irã se reserva o direito de utilizar todos os mecanismos legais internacionais para defender os direitos da nação iraniana.
24/06/2026











