Diversos estados regionais, como o Catar, Emirados Árabes, Egito Kwait e Turquia, além de outros, expressaram apoio às negociações indiretas que foram realizadas entre o Irã e os Estados Unidos na capital de Omã, Mascate, e pediram sua continuação.
ㅤ
O primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, transmitiu a aprovação de Doha ao processo, ao mesmo tempo em que expressou a prontidão do país em apoiar a via diplomática durante uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, no domingo.
ㅤ
Em uma ligação telefônica separada com Araghchi, o Ministro das Relações Exteriores dos Emirados, Sheikh Abdullah bin Zayed Al Nahyan, expressou sua apreciação pela decisão do Irã de buscar o diálogo com os EUA.
ㅤ
O ministro das Relações Exteriores egípcio, Badr Abdelatty, comemorou as negociações durante uma conversa telefônica com o principal diplomata iraniano, referindo-se a uma declaração oficial anterior do Cairo que havia endossado o processo de Muscat.
PAÍSES DA REGIÃO ELOGIAM PRIMEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÕES ENTRE IRÃ E EUA
